Fundamental I

O Colégio Íntegro instituiu-se como sequência natural da escola
Primeira Infância, pois com o tempo os bebês foram crescendo, e os laços afetivos e efetivos que nos uniam despertaram o desejo de continuarmos juntos nesta transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, fase tão importante do desenvolvimento
educacional.
O Colégio nasceu com a responsabilidade de oferecer um Ensino
Fundamental I de alto nível, sempre priorizando o conhecimento
aliado a valores como integridade, com aulas ministradas em
instalações planejadas e seguras, com programa de ensino definido e por um corpo docente qualificado e exemplar.
Nossas instalações permitem oferecer excelência no Berçário,
Maternal, Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Nossas vagas são limitadas para oferecer aos alunos um alto nível
de qualidade no ensino, possibilitando a orientação e o incentivo
com muita proximidade, respeitando a individualidade.

Metodologia

Educação Humanizada

Priorizamos a educação humanizada, com valorização do
conhecimento prévio do aluno.
Utilizamos o Sistema de Ensino Positivo, um dos melhores do Brasil
(inclusive adotado em outros países), que oferece amplo suporte
educacional para os alunos dentro e fora da escola, pois possuem
tecnologia digital de fácil acesso, totalmente segura, com vasto
acervo para pesquisas e conhecimento significativo e lúdico.

Educando para a Vida

Em linha com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular para o
treinamento de habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), as aulas de Robótica Pedagógica com metodologia exclusiva SMARTblocks, baseada em 4 pilares: Questionar, Pensar, Definir e Executar, tem como finalidade o desenvolvimento de 11 habilidades:
raciocínio lógico, concentração, trabalho em grupo, autoestima, senso crítico, organização, criatividade, leitura de imagem, liderança, coordenação motora e conhecimento.
São aulas multidisciplinares que passam por diversas áreas do
conhecimento como ciências humanas (história e geografia) ciências naturais (biologia e física) além de matemática, português e inglês.
Toda semana o Orientador leva uma construção diferente para a
turma, onde os alunos devem iniciar e finalizar a construção do
protótipo na mesma aula.
São utilizadas peças denominadas INTERMEDIÁRIAS e MINIS (a partir do 2° ano) além de motores, engrenagens, rodas e eixos, que dão vida as construções e aguçam o interesse dos alunos para o envolvimento nas aulas de Robótica.
Os projetos com “temas propostos” ou “livres” são desenvolvidos com a finalidade de aprimorar, em especial, as habilidades de criatividade e conhecimento e neles os alunos são desafiados a criar suas próprias construções.
As aulas com o sistema SMARTblocks têm o objetivo de fazer a
diferença na vida de todos os alunos e propiciar o desenvolvimento de habilidades que eles utilizarão durante toda a vida acadêmica, profissional e nas relações interpessoais.

No Colégio Íntegro, temos conhecimento do quanto é importante uma formação que permita saber planejar a vida econômica e pessoal desde pequeno, por isso há anos já temos em nossa programação pedagógica a Educação Financeira.
A proposta é motivada pela certeza de que muitas pessoas, no Brasil e no mundo, precisam de orientação para lidar com o dinheiro de forma responsável e sustentável. A abordagem foca no preparo dos alunos para atingirem a autonomia financeira sem abrir mão de seus sonhos.
Por isso, vai além de planilhas e cálculos matemáticos, abarcando
temas atuais, como sustentabilidade, consumo consciente,
empreendedorismo entre outros.
No projeto anual conseguimos colocar em prática o aprendizado:
desde o início do ano os alunos, junto com a orientação familiar, são motivados a auxiliar na economia doméstica (apagar a luz quando sair do ambiente, abrir a torneira somente o necessário, não demorar no banho mais que o realmente necessário, orçar, em pelo menos 3 locais distintos, os produtos antes de adquirir, etc); com esta economia os pais conseguem semanalmente repassar um valor para que o aluno junte em seu cofrinho; no final do ano o valor “poupado” custeia a participação em um passeio coletivo.

Na vida da informação imediata, com acesso a acontecimentos em tempo real, o ensinar a pensar, a utilizar a reflexão como instrumento de crescimento humano é essencial. A formação ética para poder transformar o conhecimento em bem viver e benquerença.
Por isso, o objetivo de incentivar as crianças expressarem seus
pensamentos, percebendo-os e relacionando-os com os de seus
pares, formando uma comunidade de respeito mútuo.
Resiliência, cooperação, autoconhecimento, empatia são
fundamentais para conquistarmos uma sociedade de valores e
princípios de convívio social pacifico, harmônico, com menos
desigualdades e mais oportunidades a todos.

Atualmente, o aprendizado de uma segunda língua é fundamental, falar um segundo idioma no mundo globalizado é imprescindível.
Aprender nesta fase facilita o aprendizado. Quando uma criança
estuda em inglês, ela estimula as suas funções cognitivas, o que,
consequentemente, facilita o aprendizado de outras disciplinas. O
aprendizado da língua inglesa traz inúmeros benefícios para todas
as faixas etárias, atentos para que o aprendizado ocorra de maneira natural e que se desperte o desejo de aprender sem cobranças.
Por isso, em nossa escola as aulas acontecem diariamente, como
parte da rotina escolar, em um contexto lúdico e motivador.
Formando pessoas preparadas para o futuro.

Estar matriculado regularmente na escola anterior, conferir a disponibilidade de vaga e horários disponíveis, solicitar o formulário de matrícula e demais documentos na secretaria da escola.

RG, CPF, transferência/histórico escolar, carteirinha de vacinação atualizada e atestado médico do aluno.

Período pedagógico das 13h às 17h30.
Para os alunos que optarem pelo período estendido, podemos recebê-los a partir das 7h e permanecerem até às 18h30.

 

Para os alunos do período estendido oferecemos o lanche do contraturno
e o almoço.
Os alunos do período parcial devem trazer seu próprio lanche.

Continuam e são intensificadas devido à faixa etária ser de maior compreensão.

Há 2 aulas semanais na grade curricular, conforme alinhado com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).